O Google Street View acaba de ganhar mais um voto negativo: uma inglesa ficou escandalizada após encontrar uma imagem do serviço onde seu filho de três anos aparecia brincando – sem roupas – no jardim.
Claire Rowlands, de 25 anos, foi ao jornal The Manchester Evening News para desabafar
sobre o choque de ver
uma foto do seu filho Louis, de três anos, brincando nu no quintal da casa da avó, em Walkden, Manchester.
Imagem do garoto Louis, já modificada pela Google, que deixou sua mãe bastante transtornada. Crédito: The Daily Mail
As imagens da criança foram capturadas pelo carro do Google Street View, que registra imagens rua por rua na Inglaterra.
Em outra foto, tirada alguns segundos depois, é possível identificar claramente o rosto de Louis, mas o resto de seu corpo está “protegido” pela cerca da casa.
Claire demonstrou sua repulsa por ver tal foto do filho na internet, alegando estar nervosa, enojada e chateada, e afirmando que a empresa deveria verificar cada foto antes de publicá-las.
A mãe acredita que a Google deveria ter cuidado redobrado em dias de verão, nos quais é comum as crianças usarem menos roupas e que deveria ser perguntado a cada morador se gostaria de ter imagens divulgadas no serviço.
É uma imagem clara e indecente, julga Claire, que também se preocupa que a imagem seja vista por pedófilos.
O software do serviço produz automaticamente um efeito que embaça placas de carro, mas, como não é capaz de detectar partes do corpo humano, a imagem de Louis – que usava apenas sapatos – não foi censurada.
Para amenizar a situação, a Google substituiu a imagem original por outra modificada, onde a parte de baixo do corpo de Louis está embaçada, conta o site do jornal inglês The Daily Mail.
Uma porta-voz da empresa informou que eles levam a sério os casos de conteúdo inadequado, e que a imagem foi removida logo após serem notificados. Por encararem a privacidade e as decisões dos usuários como primordiais, foram disponibilizadas ferramentas para denunciar imagens que deveriam ser retiradas do serviço.
Apesar da Google sempre se desculpar e tentar resolver essas questões, diversos grupos criticam o serviço, inclusive realizando manifestações para impedir a coleta de imagens de algumas regiões.
Reportagem: Geek