![]() |
(Foto: Josemário Alves - Apodi 360) |
Durante a audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (29) para discutir a causa animal em Apodi, o prefeito Sabino Neto afirmou que o município vai iniciar um levantamento para identificar a quantidade de animais existentes na cidade.
A medida, segundo ele, será a base para planejar ações mais concretas e sustentáveis.
“Vamos identificar os animais de Apodi para começar a planejar ações concretas. Montamos um planejamento com os agentes comunitários e de saúde para fazer esse registro e, a partir daí, vamos realocar recursos”, destacou o gestor.
A previsão para o início desse censo populacional será após a campanha antirrábica, que está em execução no Município.
O prefeito também ressaltou que o problema é complexo e não tem solução imediata.
“É uma problemática que não é simples e que não tem uma solução simples. Precisamos apresentar uma saída, mas que seja sustentável”, afirmou.
Segundo Sabino, o secretário de Saúde, Ivanildo Lima, está criando uma rubrica inédita no orçamento municipal para a causa animal. Além disso, uma comissão será formada para discutir alternativas e a possibilidade de criação de um fundo específico, que permita captar recursos e viabilizar projetos.
Por fim, o prefeito reforçou que a resolução do problema exige esforços conjuntos.
“Estamos trabalhando, mas precisamos da união de todos os poderes, para que possamos resolver e ser referência nessa causa”, concluiu.