![]() |
(Foto: Josemário Alves - Apodi 360) |
A audiência pública sobre a causa animal, que está sendo realizada na manhã desta sexta-feira (29) na Câmara Municipal de Apodi, trouxe propostas de grande impacto para enfrentar os problemas gerados pelos animais em situação de abandono no município.
Uma delas e de grande impacto foi a do advogado Igno Araújo, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que defendeu a criação de uma lei municipal que institua um fundo de compensação, permitindo o ressarcimento de produtores que perderam seus rebanhos após ataques de cães sem donos.
A proposta reflete a realidade vivida por muitos criadores nas regiões da Chapada e do Vale, onde casos de ataques vêm se tornando frequentes.
O blog Apodi 360 já relatou, por exemplo, a história de seu Hildo Severiano, que afirma ter perdido quase 100 animais entre ovelhas e cabras nos últimos anos devido à ação de cães abandonados.
Relembre:
- Preso por atirar em cães pra defender suas cabras, agricultor já perdeu quase 100 animais desde 2024
Além do fundo de indenização, o advogado destacou outros dois pontos dentro de uma política pública estruturada, com orçamento específico: campanhas de conscientização e ações de controle, e a instituição de um Conselho Municipal da Causa Animal, que funcionaria como espaço permanente de discussão e fiscalização.
A audiência foi proposta pelo vereador Laete Oliveira (MDB) e conta com a presença do prefeito de Apodi, Sabino Neto, Rodrigo Fernandes, chefe da Polícia Rodoviária Federal em Mossoró, além de representantes do Ministério Público, da Assembleia Legislativa e da própria Câmara.
O Apodi 360 acompanha os fatos.