
(Foto: Josemário Alves - Blog Apodi 360)
Durante sessão ordinária, na manhã desta quinta-feira (20), vereadores de Apodi ironizaram a nova licitação lançada pela Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) para concluir o saneamento básico de Apodi.
Eles destacaram que essa já é a terceira licitação feita pela companhia e que, inclusive, já teve até ordem de serviço assinada em 2016 durante comemoração dos 181 anos de emancipação política do município.
“É uma obra importante e muito necessária, mas infelizmente, a população não acredita que essa obra vai sair de fato”, disse o vereador Railton Diógenes.
De acordo com o vereador Laete Oliveira, a Caern despreza Apodi mesmo com o lucro obtido no município. “Já é a terceira vez que essa licitação é lançada. A gente percebe que há um desprezo grande por Apodi. Vários governos já entraram e nada fizeram. E nós esperamos que dessa vez, a Caern consiga dar celeridade a esse processo”, enfatizou.
O vereador Ângelo de Dagmar revelou que a arrecadação da estatal supera os R$ 3 milhões por ano em Apodi. “Será que com essa quantia, não dava pra começar esse saneamento? Essa é a prova de que dinheiro não é problema”, questionou.
Para o vereador Júnior Souza, "há uma esperança muito grande da população e da classe política e, desta vez, há uma segurança sustentada pela Caern e pela governadora para que essa obra finalmente saia do papel".
O processo licitatório para concluir o saneamento de Apodi prevê um investimento de quase R$ 52 milhões. Esse valor, segundo o diretor da Companhia Roberto Linhares, já está em conta e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, do Governo Federal.
A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas nessa obra acontecerá no dia 22 de maio.