Apodi 360

Processo de licitação para gerenciamento de novas linhas de ônibus está em andamento em Mossoró

Nesta segunda-feira, 22, será realizada a entrega e abertura dos envelopes das empresas que pretendem participar do processo licitatório para contração de novas linhas de transporte coletivo.

As reclamações sobre o sistema de transporte coletivo são antigas e costumam estar relacionadas aos atrasos, a demora e até a situação dos veículos.

“Ano passado eu perdi a prova do vestibular por causa do ônibus”, diz o estudante Ednaldo Salustiano da Silva, reclamando do atraso. “Eles atrasam muito”, complementa a amiga Márcia Cristina Nunes da Silva.

Os dois utilizam o transporte coletivo para se deslocarem por, praticamente, toda a Mossoró.

A vendedora autônoma Vera Saraiva também reclama. Esta semana mesmo, ela teve que mudar de ônibus porque o veículo quebrou antes de concluir a rota. Fora isso, se queixa ainda do tempo de espera.

O responsável pela Gerência de Trânsito (GETRAN), Jaime Balderrama, afirma estar ciente de que o sistema de hoje não é o ideal. Ele espera que, com a licitação, seja possível minimizar os problemas.

De acordo com a funcionária da Gerência de Compras do município, Milena Cristina, após a abertura dos envelopes é feita a análise da documentação, se não houver irregularidade, elege-se a empresa vencedora, segundo os critérios do edital, e o nome da empresa é publicado. Em seguida, é realizada a assinatura do contrato com o Município e há um prazo para que seja feita a mudança das empresas.

Segundo Jaime Balderrama, as regras para que as empresas concorram no processo de licitação estão previstas no edital publicado na edição de 31 de agosto do JOM. De forma geral, o edital se baseia no Plano de Mobilidade, elaborado pela empresa Star, que prevê um novo sistema de transporte coletivo.

O objetivo, conforme o gerente, é tornar as linhas mais curtas, aumentando o número de ônibus e diminuindo o tempo de espera.

De acordo com o edital, além da reestruturação das linhas antigas, estão previstas novas linhas regulares com destinos às universidades, uma linha que contornará a cidade pela BR e um itinerário com sentido Shopping/Centro.

Atualmente, são 36 ônibus que compõem a frota de transporte coletivo de Mossoró, mas o edital prevê que sejam disponibilizados 46 veículos para oferecer o serviço na cidade. Com relação à questão dos transportes adaptados, Jaime Balderrama explica que, para começar, a empresa terá que contar com 40% da frota adaptada, percentual que deve chegar a 70% em 2013 e a 100% em 2014.

O período necessário para que a nova empresa comece a atuar vai depender do andamento das questões previstas em edital, mas a previsão é de que, após ab-julgado, ela comece a atuar em torno de 60 dias. “A gente espera que esta licitação dê certo para que, o mais rápido possível, possamos oferecer um serviço de qualidade”, afirma. 
 
S.O.S Notícias do RN
Informações e foto: Gazetra do Oeste

Da Redação

Um blog feito com o intuito de veicular notícias. Liberado a todos, neste blog o leitor pode publicar suas próprias reportagens ou notícias.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Seja consciente em seu comentário. Evite denegrir ou difamar qualquer pessoa que seja. Respeito acima de tudo!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Apodi 360

Formulário de contato