Neste período, é comum encontrar os cursinhos preparatórios para o vestibular lotados. Carlos de Almeida, de 18 anos, vai tentar medicina pela primeira vez. Para ele, que estuda no cursinho pela manhã, a tarde na biblioteca, e a noite em casa, todo tempo aproveitado neste período é fundamental.
"Não adianta estudar todo o ano e relaxar nesta reta final, senão todo trabalho é jogado fora. Tento aproveitar o que os professores ensinam e estudo em casa. A ansiedade é grande, mas tento controlar como posso", comentou.
Para quem vai tentar novamente, a expectativa é ainda maior. "Este é o terceiro ano que presto vestibular. É o sonho de qualquer estudante ingressar em uma universidade pública. Estou me esforçando mais este ano para que eu seja recompensado. Como já não consegui nos anos anteriores, a ansiedade é maior", disse Saulo Fernandes, de 21 anos, que está tentando uma vaga para Ciências Contábeis.
Com o sistema do Enem, é possível que o aluno se inscreva em até dois cursos. Se o estudante não atingir a nota de corte no primeiro curso, pode tentar na segunda opção. Com este método, muitos estudantes acabam ingressando em determinado curso sem ter o mesmo interesse do primeiro.
"Estou cursando administração na Ufersa, estou no terceiro período, mas o meu sonho é direito. Vou tentar novamente este ano e espero ter sucesso", disse Luara Andressa, de 19 anos.
S.O.S Notícias do RN
Informações: De fato