Seis cães e gatos são mortos com salsichas envenenadas no sítio Santa Rosa I em Apodi

(Foto: Cedida ao blog Apodi 360)

Pelo menos seis animais domésticos, sendo três cães e três gatos, morreram vítimas de envenenamento na comunidade de Sítio Santa Rosa I, zona rural de Apodi. 

O caso foi registrado na manhã de sábado (26) e causou revolta e comoção entre os moradores locais, que agora pedem justiça. 

Os tutores dos animais entraram em contato com o blog Apodi 360 e revelaram que uma pessoa teria espalhado salsichas envenenadas ao redor das casas onde viviam os animais. 

A suspeita é de que o crime tenha ocorrido durante a madrugada, e, ao amanhecer, os bichos encontraram a comida contaminada e começaram a apresentar sintomas clássicos de intoxicação, como vômitos, convulsões e salivação intensa. 

(Foto: Cedida ao blog Apodi 360)

Quatro dos animais, sendo três cachorros e um gato, ainda tentaram buscar abrigo instintivamente em suas residências, mas não resistiram. 

Mais tarde, os donos localizaram outros dois gatos mortos dentro do mato, completando a lista de seis vítimas fatais. 

“A gente ainda tentou socorrer um dos animais, saindo às pressas pra Apodi, mas quando chegamos lá, ele já tinha morrido”, relatou um dos moradores à reportagem, que pediu para não ser identificado.

As famílias afetadas tentaram registrar boletim de ocorrência ainda no sábado, mas encontraram a Delegacia de Polícia Civil de Apodi fechada devido ao fim de semana. 

A expectativa é que os tutores dos animais procurem o órgão na segunda-feira (28) para formalizar a denúncia e solicitar investigação. 

Moradores apontam a possibilidade de o crime estar relacionado a um desentendimento entre vizinhos. No entanto, a autoria e a motivação do envenenamento ainda precisam ser apuradas pela polícia. 

(Foto: Cedida ao blog Apodi 360)

Segundo os relatos, essa não é a primeira vez que animais da região são vítimas de violência. Há cerca de dois meses, alguns cães apareceram baleados, com ferimentos visíveis provocados por arma de fogo. 

Na ocasião, as famílias não procuraram a polícia, o que agora, diante das mortes, deve mudar. 

“Deixamos passar da primeira vez para não ter intriga, mas o certo seria denunciar na mesma hora, por que tinha a prova da cachorra baleada. Agora vamos sim buscar a polícia. Queremos a investigação pelas mortes dos animais”, desabafou o morador da localidade.

O envenenamento intencional de animais é considerado crime de maus-tratos, conforme o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). A pena pode chegar a cinco anos de prisão, além de multa e proibição de guarda de novos animais.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Seja consciente em seu comentário. Evite denegrir ou difamar qualquer pessoa que seja. Respeito acima de tudo!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato