![]() |
| (Foto: Josemário Alves - Apodi 360) |
Após um início de ano com poucas chuvas, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) traz uma perspectiva de mudança para o cenário climático de Apodi e a região Oeste.
Segundo o boletim meteorológico mais recente, a condição desfavorável que marcou o início do mês deve mudar na segunda metade de janeiro, favorecendo a ocorrência de chuvas.
A previsão para o trimestre, ou seja, os meses de janeiro, fevereiro e março de 2026, indica chuvas entre as categorias "normal" e "abaixo do normal" para o Estado.
No entanto, a região Oeste, onde Apodi está situada, recebe destaque positivo. A previsão é que esta área concentre os maiores volumes acumulados de chuva do Rio Grande do Norte durante o período.
Confira a tendência do volumes de chuvas esperados para a região Oeste:
- Janeiro: 76,7 mm
- Fevereiro: 116,5 mm
- Março: 197,5 mm
De acordo com a Emparn, a escassez de chuvas nas primeiras semanas de janeiro foi causada pela atuação da Oscilação Intrassazonal Madden-Julian (OMJ), um fenômeno que bloqueou a formação de nuvens.
Com a mudança desse sistema, espera-se o retorno das precipitações.
Para fevereiro, a expectativa é de chuvas nas primeiras semanas, enquanto março continua sendo considerado o mês mais chuvoso do trimestre, dependendo diretamente das condições dos oceanos Pacífico e Atlântico para confirmar os volumes.
Com informações do Portal Mossoró Hoje
