Apodi entra na lista das 147 cidades em situação de emergência devido a seca no RN

(Foto: Josemário Alves - Apodi 360)

O município de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte, está entre os 147 municípios que tiveram situação de seca oficialmente reconhecida pelo Governo do Estado. O reconhecimento consta no Decreto nº 34.946, assinado pela governadora Fátima Bezerra e publicado na última quinta-feira (2) no Diário Oficial do Estado.

A medida reflete a grave redução dos índices pluviométricos durante a estação chuvosa de 2025, com impactos diretos no abastecimento de água e na produção agropecuária local.

Segundo informações da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), as chuvas entre janeiro e junho ficaram 16,1% abaixo da média histórica no estado, com perdas ainda maiores nas mesorregiões Central e Agreste. 

A região Oeste, onde Apodi está localizado, também sofre os reflexos do prolongado período de estiagem. Em Apodi, as poucas chuvas comprometeram a recarga dos reservatórios, reduziram a oferta de água e afetaram de maneira significativa a agricultura familiar.

De acordo com relatório da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE), o regime de sequeiro, predominante na zona rural de Apodi, foi duramente atingido em todo o RN. As culturas mais prejudicadas são milho, feijão, algodão e sorgo, com perdas que, em algumas localidades, chegam a 80% da produção.

Embora Apodi não esteja entre os municípios em colapso ou pré-colapso no abastecimento, a situação é considerada crítica. Os efeitos da estiagem prolongada são sentidos especialmente nas comunidades rurais mais distantes da zona urbana.

Atualmente, a maioria dos reservatórios públicos do Oeste, monitorados pelo Igarn, acumulam baixa quantidade de água. 

(Foto: Arquivo | Josemário Alves - Apodi 360)

O blog Apodi 360 apurou que a Barragem de Santa Cruz, em Apodi, está com capacidade acima dos 60%.

Em Rodolfo Fernandes, o açude da Passagem está com 44,58%, o Riachão tem 51,19% e o açude do Sossego possui 18,62% da capacidade. Já em Caraúbas, a Lagoa do Apanha Peixe tem 21%, enquanto que o açude de Santo Antônio está com 25,74% da capacidade.

Em Severiano Melo, o açude da Malhada Vermelha tem 34,85%, já o açude de Curraes, em Itaú, está com 32,95%.

A situação é ainda mais crítica nos municípios de Patu, com o açude do Tourão em 5,17%, e Olho D'água do Borges, com o açude do Brejo tem apenas 1,87% da capacidade.

Os dados são do dia 26 de setembro.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Seja consciente em seu comentário. Evite denegrir ou difamar qualquer pessoa que seja. Respeito acima de tudo!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato