![]() |
(Foto: Cedida ao blog Apodi 360) |
Começaram nesta semana, em Apodi, as competições dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNs), organizados e executados pela 13ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC). O evento, que é um dos maiores da área esportiva estudantil no Estado, reúne neste ano um número recorde de participantes, aproximadamente 1.350 estudantes atletas de 36 escolas, representando as redes municipal, estadual, federal e privada.
O aumento é expressivo quando comparado a 2024, quando aproximadamente 1.200 alunos estiveram inscritos. As competições envolvem escolas dos sete municípios sob jurisdição da 13ª DIREC, são eles, Apodi, Felipe Guerra, Caraúbas, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Itaú e Tabuleiro Grande.
Os vencedores em cada modalidade garantirão vaga para a fase estadual, que vai ser disputada em Natal.
As disputas acontecem em diversas modalidades, como Atletismo, Badminton, Capoeira, Futebol, Futebol de Areia, Futebol Society, Futsal, Handebol, Karatê, Natação, Voleibol, Voleibol de Duplas e Xadrez.
Também está sendo realizada a 2ª edição dos Jerninhos, uma competição que atende as categorias sub-9 e sub-10, com modalidades de queimada, futsal e atletismo, para meninos e meninas.
![]() |
(Foto: Cedida ao blog Apodi 360) |
Os jogos estão concentrados em Apodi, movimentando não apenas o cenário esportivo, mas também toda a comunidade local.
Para a supervisora de Educação Física da 13ª DIREC, Dallyene Catarina, os JERNs vão muito além da competição esportiva.
“Os jogos funcionam como um projeto educacional, social e cultural que transforma vidas. Eles incentivam hábitos saudáveis, fortalecem amizades, ensinam trabalho em equipe e revelam talentos. Participar é viver o esporte, aprender com as vitórias e crescer com os desafios”, destacou ela ao blog Apodi 360.
A diretora também ressaltou que o evento promove a integração entre famílias, escolas e comunidade, valoriza a representatividade do esporte escolar e reconhece o esforço dos estudantes.
“Cada partida é uma lição de superação, respeito e união. Nos JERNs, o estudante se torna campeão dentro e fora da escola”, completou Dallyene.
Com o reforço da participação e a diversidade de modalidades, a expectativa é que a edição 2025 seja uma das mais marcantes da história dos jogos na região.