![]() |
(Foto: Cedida pela Assessoria da Câmara) |
O presidente da Câmara Municipal de Apodi, vereador Filipe da Saúde (PP), consolidou nesta quarta-feira (6) sua candidatura à reeleição para o comando do Legislativo.
A novidade é que o grupo de oposição irá fazer parte da chapa que irá disputar a diretoria do próximo biênio.
Em uma articulação política interna, Filipe conquistou o apoio de 10 dos 13 vereadores, incluindo os quatro parlamentares do bloco de oposição, que até então não haviam se posicionado publicamente sobre o pleito.
Além da oposição, o vereador também conta com o apoio de três integrantes do MDB, sendo eles Railton Diógenes, Galinho e Júnior Souza, e dos dois vereadores do próprio partido, Andreazo Alves e Ângelo de Dagmar.
A base formada garante maioria absoluta na Casa e praticamente assegura sua recondução à presidência da Câmara para o próximo biênio.
![]() |
(Foto: Arquivo - Assessoria) |
Em entrevista ao blog Apodi 360, logo após o anúncio dos apoios, Filipe destacou que sua candidatura nasceu do diálogo e da construção coletiva com os demais vereadores.
“Eu tinha o consenso do meu partido, o PP, e tive a parceria com o bloco da oposição, que perguntaram se eu era candidato, porque se eu fosse, eles votariam comigo tranquilamente. E conseguimos os votos de parte do MDB, que agora somam três: Railton, Galinho e Júnior Souza. Então, eu consegui o consenso da maioria, que quis que eu continuasse. A maioria é soberana. A maioria querendo, a gente enfrenta”, afirmou.
Questionado sobre qual seria a chapa que vai concorrer à Mesa Diretora do próximo biênio, Filipe não revelou e se resumiu a dizer: “chapa completa, só amanhã”.
No entanto, o Apodi 360 apurou, junto ao líder da oposição Júnior Carlos (PSD), que o bloco irá compor a chapa, tendo o vereador Jailson Ferreira (PT) como um dos secretários.
“Jailson vai compor a mesa diretora da casa, tá entre o primeiro secretário e o segundo. Ele e o outro membro tão decidindo entre eles”, revelou Júnior Carlos, acrescentando que a união da oposição com a candidatura de Filipe é “um voto de consenso da oposição e de quase todos os vereadores da Camara municipal de Apodi”.
![]() |
(Foto: Arquivo - Assessoria) |
Já o vereador Jailson Ferreira disse ao Apodi 360 que a oposição aproveitou um momento de fragilidade do grupo de situação para se fortalecer.
“Ao meu ver a oposição aproveitou o momento de fragilidade do grupo governista, para fortalecer articulações que deem mais espaços no cenário político para o bloco de oposição. Nesse caso, incluindo a participação na mesa diretora do biênio 2027-2028”, destacou.
A chapa deverá ser apresentada da seguinte forma:
Presidente: Filipe da Saúde (PP)Vice-presidente: Railton Diógenes (MDB)1º secretário: Jailson Ferreira (PT)2º secretário: Ângelo de Dagmar (PP)
Antecipação da eleição causou desconforto entre vereadores
A antecipação da eleição interna, anunciada na semana passada, gerou um certo desconforto entre alguns vereadores e resultou no afastamento de três parlamentares do grupo majoritário: Laete Oliveira (MDB), Ronaldo (PSDB) e Ednarte Silveira (MDB).
Leia mais:
Eles demonstraram descontentamento com a condução do processo e, por ora, não aderiram à reeleição do atual presidente. Alegam quebra de acordo dentro do grupo, que previa a alternância de presidente nos dois biênios.
O blog apurou que, por causa disso, há possibilidade de abstenção e ausência de vereadores na sessão desta quinta-feira (07), como forma de protesto.