![]() |
(Foto: Josemário Alves - Apodi 360) |
A recuperação das estradas vicinais do município de Apodi voltou a ser pauta na sessão da Câmara desta quinta-feira (21). Vereadores de diferentes bancadas criticaram a execução dos serviços e cobraram mais transparência da Secretaria Municipal de Obras.
Os parlamentares Ângelo de Dagmar (PP), Ronaldo (PSDB), Railton de Diógenes (MDB), Júnior Carlos (PSD) e Carlinhos de Dandão (PSD), Galinho (MDB), Andreazo Alves (PP) e Jailson Ferreira (PT) foram unânimes em apontar falhas na execução das obras e na falta de planejamento.
Eles solicitaram que o Município apresente um cronograma detalhado, permitindo que a população e a própria Câmara tenham clareza sobre o andamento dos serviços.
Durante a sessão, duas indicações foram apresentadas pedindo a recuperação de trechos específicos de estradas vicinais.
A cobrança, no entanto, não é novidade. Quase semanalmente o tema retorna às discussões, evidenciando que o problema persiste e que as soluções adotadas até agora não têm sido suficientes para atender às necessidades da zona rural.
Segundo os vereadores, a precariedade das estradas compromete o escoamento da produção agrícola, o transporte escolar e a mobilidade dos moradores. Eles defendem uma atuação mais eficiente e rápida da Secretaria de Obras para resolver de forma definitiva essa demanda recorrente.
Secretário de Obras defende metodologia e promete cronograma de estradas
![]() |
(Foto: Josemário Alves - Apodi 360) |
Em resposta às críticas apresentadas na Câmara Municipal, o secretário de Obras de Apodi, Canindé Torres, afirmou ao blog Apodi 360 que a execução dos serviços de recuperação das estradas vicinais tem seguido um modelo mais demorado, mas com maior durabilidade.
“Não estamos fazendo tapa-buraco, estamos recuperando de verdade a estrada, colocando material, aguando com pipa. Dessa forma, no próximo ano, não será necessário refazer todo o processo, apenas dar manutenção com a patrol. Isso gera economia para o município e nos permite atender mais comunidades com qualidade”, explicou.
Canindé reconheceu que ainda não apresentou oficialmente o cronograma na Câmara, mas garantiu estar à disposição dos vereadores para detalhar as etapas e as localidades contempladas.
Segundo ele, os trabalhos atuais estão concentrados no assentamento Portal da Chapada e na estrada principal da comunidade de São Francisco.
“Demora, mas é melhor demorar e fazer bem feito do que fazer um paliativo e precisar voltar em pouco tempo. A estratégia é equacionar os serviços e torná-los mais eficientes”, concluiu o secretário.