![]() |
(Foto: Câmara de Patu) |
Começou a funcionar na semana passada em Patu, no Oeste potiguar, o projeto Hora do Trabalhador, que garante atendimento noturno nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
A iniciativa partiu do vereador Vinícius Godeiro (PP) e tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, principalmente das pessoas que trabalham durante o dia e não conseguem buscar atendimento em horário comercial.
O funcionamento do projeto se dá da seguinte forma: de segunda a quinta-feira, uma UBS diferente realiza atendimento no turno da noite, das 14h às 20h.
A ação contempla as quatro unidades de saúde do município, sendo cada uma responsável por um dia da semana. Pela manhã, a unidade que presta o serviço à noite não abre, o que permite o remanejamento das equipes sem custo adicional para a prefeitura.
A proposta foi apresentada pelo vereador ainda em março, por meio de um requerimento aprovado pela Câmara Municipal, mas só passou a ser executada neste mês de julho.
Procurada pelo blog Apodi 360, a secretária municipal de Saúde, Soraia Cortez, destacou que a medida teve aceitação imediata tanto por parte da gestão quanto da população. Segundo ela, só na primeira semana mais de 120 atendimentos foram realizados no novo horário.
![]() |
(Foto: Assessoria da Prefeitura) |
“A Hora do Trabalhador é uma ideia simples, mas com grande impacto. Em apenas quatro dias, 124 patuenses puderam ser atendidos fora do horário comum. Isso mostra que havia uma demanda reprimida. A iniciativa do vereador Vinícius foi brilhante”, afirmou a secretária.
O atendimento noturno inclui serviços médicos, odontológicos, de enfermagem, entre outros. Além de facilitar o acesso da população, a proposta também visa desafogar o Hospital Municipal de Patu, que costuma registrar aumento na procura por atendimento durante o período noturno.
O vereador Vinícius Godeiro comemorou a implementação do projeto e afirmou que a medida representa a concretização de um compromisso assumido ainda durante sua campanha.
Ele também lembrou que está trabalhando na efetivação de uma outra proposta: a implantação de um segundo médico plantonista no hospital municipal, já foi apresentada e aprovada na Câmara.
![]() |
(Foto: Josemário Alves - Apodi 360) |
“A Hora do Trabalhador é um marco importante para a saúde de Patu. Agora, vamos lutar para garantir mais um plantonista no hospital, principalmente para os horários de maior movimento. Nosso compromisso é com o povo”, declarou o parlamentar ao Apodi 360.
A expectativa é que, com o fortalecimento da atenção básica e a ampliação do atendimento noturno, a saúde de Patu avance no cuidado integral da população, garantindo mais dignidade e acesso a quem precisa.