Allyson Bezerra lidera corrida pelo Governo do RN com mais que o dobro do segundo colocado, diz Seta

(Foto: Arquivo - Campanha 2024)

O prefeito de Mossoró Allyson Bezerra (União Brasil) aparece como favorito na disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte, segundo pesquisa do Instituto Seta e 94FM de Natal, divulgada nesta quarta-feira (25). 

No cenário estimulado, quando os nomes são apresentados aos entrevistados, Allyson lidera com 31,33% das intenções de voto, mais que o dobro do segundo colocado, Cadu Xavier (PT), que tem 15,20%. Em terceiro lugar está o senador Rogério Marinho (PL), com 13,80%.

A pesquisa mostra ainda que 27,53% dos eleitores disseram não saber ou preferiram não responder, enquanto 12,13% afirmaram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos apresentados.

No cenário espontâneo, em que os entrevistados mencionam livremente em quem votariam, Allyson Bezerra também aparece na liderança, com 13,27% das citações. Ele é seguido pelo senador Styvenson Valentim (Podemos), com 4,07%, e por Rogério Marinho, que soma 3,73%. 

A atual governadora, Fátima Bezerra (PT), que não pode disputar a reeleição, ainda aparece com 2,13% das menções espontâneas.

Outros nomes lembrados de forma espontânea foram:

  • Carlos Eduardo Xavier (Cadu Xavier) – 2,00%
  • Natália Bonavides (PT) – 0,47%
  • Álvaro Dias – 0,40%

Além de menções genéricas como “candidato da governadora” e o vice-governador Walter Alves, ambos com 0,20%.

Também foram citados, com 0,07% cada, os nomes de Fábio Dantas, Garibaldi Alves, Thábata Pimenta e Zenaide Maia.

Alta taxa de indecisos

Apesar da vantagem de Allyson, o levantamento mostra que o cenário ainda está indefinido para grande parte do eleitorado: 61,07% disseram não saber ou preferiram não responder na pergunta espontânea. Outros 12,20% declararam voto branco, nulo ou em nenhum nome.

A liderança de Allyson Bezerra reflete, segundo analistas políticos, sua crescente projeção estadual após uma gestão bem avaliada em Mossoró e sua movimentação estratégica no interior. 

A pesquisa também evidencia a fragmentação entre os possíveis nomes da base governista, enquanto figuras da oposição, como Rogério e Styvenson, ainda enfrentam desafios para ampliar seus índices.

A pesquisa ouviu 1.500 eleitores em todas as regiões do estado entre os dias 14 e 17 de junho e tem margem de erro de 2,53 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Seja consciente em seu comentário. Evite denegrir ou difamar qualquer pessoa que seja. Respeito acima de tudo!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato