![]() |
(Foto: Josemário Alves - Apodi 360) |
Durante entrevista concedida na noite desta segunda-feira (6) ao programa Panorama de Hoje, da rádio Luta 88.5 FM, o prefeito de Apodi, Sabino Neto, anunciou que pretende encerrar definitivamente as atividades do lixão do município até o final do mês de junho. Segundo ele, a ação será tratada como a “primeira grande obra” de sua gestão.
Sabino informou que os resíduos sólidos atualmente despejados de forma irregular no lixão serão redirecionados para o aterro sanitário controlado da empresa Oeste Ambiental, localizado na zona rural do município de Tabuleiro Grande. A parceria com o aterro, que já está em funcionamento e atendendo vários municípios, foi pensada ainda na gestão do ex-prefeito Alan Silveira, mas só agora poderá ser efetivamente utilizado como solução para o descarte correto do lixo de Apodi.
A desativação do lixão representa uma resposta a uma das problemáticas mais antigas da cidade, que há anos gera transtornos ambientais, riscos à saúde pública e críticas da população. Procurado pelo blog Apodi 360 para detalhar essa ação, Sabino descreveu como a realização de um sonho.
“O fechamento do lixão marca o início de uma nova era para o nosso município, uma ação simbólica e concreta que responde a um clamor antigo da população. Estamos deixando para trás um cenário de degradação ambiental e dando lugar a uma política moderna de gestão de resíduos. O sentimento é de profunda satisfação e responsabilidade”, afirmou o prefeito.
A expectativa é que, com o encerramento do lixão e o início da destinação adequada dos resíduos, Apodi avance no cumprimento das exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, além de melhorar significativamente as condições de vida das comunidades próximas à área degradada.