![]() |
(Foto: Josemário Alves - Apodi 360) |
Após a grande repercussão nas redes sociais e o intenso debate público sobre o aumento preocupante de acidentes em Apodi, o vereador Railton Diógenes (MDB) anunciou nesta quinta-feira (8), durante sessão na Câmara Municipal, que o estudo técnico para organização do trânsito do município já está concluído e se encontra nas mãos da Prefeitura.
A informação chega em meio a uma onda de colisões, principalmente envolvendo motocicletas, muitas delas em áreas urbanas e trechos da BR-405. A situação foi recentemente destacada pelo blog Apodi 360, que chamou atenção para os registros quase diários de ocorrências, aumentando a pressão por uma resposta do poder público.
Relembre:
- Acidentes leves na BR-405 se multiplicam e expõem risco constante no coração de Apodi
- PRF admite desconhecer alta de acidentes na BR-405 e não age por falta de dados
Segundo Railton, o estudo é um passo decisivo rumo à municipalização do trânsito de Apodi, medida vista como essencial para estabelecer normas mais rígidas, promover educação no trânsito e fiscalizar condutores com mais eficácia. Ele lembrou que, desde 2022, o município já havia criado o Departamento Municipal de Trânsito e a Autarquia Intermunicipal de Regulação e Fiscalização de Trânsito (AIRE), estruturas importantes nesse processo.
![]() |
(Foto: Josemário Alves - Apodi 360) |
“O estudo está pronto e agora depende da Prefeitura dar seguimento. É a oportunidade de transformar essa preocupação da população em políticas concretas que tragam mais segurança às nossas ruas”, afirmou o vereador.
A expectativa é que, com a municipalização, Apodi ganhe autonomia para implementar sinalizações, organizar o fluxo de veículos e motocicletas, criar a Guarda Municipal, além de fiscalizar com apoio dos agentes de trânsito. A medida poderá ser determinante para frear o número crescente de acidentes que hoje colocam em risco a vida de motoristas e pedestres diariamente.