![]() |
| (Foto: Josemário Alves - Apodi 360) |
Quem passar pela rodovia federal BR-405, no Centro de Apodi, vai perceber que o local está em obras. Trata-se de uma intervenção urbana aguardada há décadas e que finalmente começou a sair do papel: a readequação do canteiro central.
A obra, que parece simples, promete resolver de forma definitiva um dos problemas mais crônicos de mobilidade do município, que é o alto risco de acidentes e a desorganização do trânsito no cruzamento que conecta a rodovia à avenida Marechal Floriano Peixoto e a uma rua adjacente.
![]() |
| (Foto: Josemário Alves - Apodi 360) |
O trecho, conhecido pelo fluxo intenso e confuso de veículos, vinha sendo palco de colisões frequentes e gerava insegurança constante para a população local e para motoristas que cruzam a região.
As obras são fruto de uma ação conjunta entre o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), a Prefeitura Municipal de Apodi e o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).
O projeto prevê a construção de um novo canteiro central, o alargamento da pista e a implantação de duas novas rotatórias, desenhadas especificamente para ordenar o fluxo de veículos e desacelerar o trânsito no ponto crítico de intersecção.
![]() |
| (Foto: Josemário Alves - Apodi 360) |
Em entrevista ao blog Apodi 360, o prefeito Sabino Neto destacou o impacto social da intervenção.
"Aqui era um local muito perigoso, e era um anseio da população de muitos anos de resolver esse problema. Essa obra vem para resolver o fluxo desorganizado de veículos e dos acidentes que aconteciam aqui", disse.
Impasse e articulação política
![]() |
| (Foto: Josemário Alves - Apodi 360) |
A resolução do problema, no entanto, exigiu um longo histórico de tentativas e articulações. O prefeito revelou que a busca por uma saída ganhou força em meados de 2025, quando a administração municipal tentou implementar diferentes soluções por conta própria, mas esbarrou na burocracia técnica.
Projetos que previam a instalação de dois semáforos ou de uma rotatória simples foram inicialmente recusados pelo DNIT por se tratar de uma rodovia federal.
O cenário só mudou após o envolvimento do Ministério Público e de uma série de agendas e articulações políticas lideradas pelo município em Brasília. A união das instituições permitiu o desenho de um projeto técnico que atendesse às normas de segurança do órgão federal.
![]() |
| (Foto: Josemário Alves - Apodi 360) |
Para garantir a agilidade e a conclusão dos trabalhos, foi estabelecida uma divisão de responsabilidades entre as esferas de governo.
O DNIT ficou responsável pela parte pesada de engenharia civil, que inclui o alargamento das vias de rolamento, a pavimentação e a construção das duas novas rotatórias e do canteiro.
Já a Prefeitura de Apodi ficará a cargo da infraestrutura complementar, assumindo a instalação de um moderno sistema de iluminação pública e a execução de toda a sinalização horizontal e vertical.
![]() |
| (Foto: Josemário Alves - Apodi 360) |
Com o avanço das obras, a expectativa é de que o Centro de Apodi ganhe não apenas em fluidez e modernização urbana, mas principalmente na preservação de vidas, transformando o antigo ponto de perigo em um modelo de trânsito seguro para a região.





