![]() |
| (Foto: Josemário Alves - Apodi 360) |
O ano de 2025 ficará marcado na história econômica do Rio Grande do Norte não apenas pelos desafios externos, mas pela capacidade de superação liderada por um apodiense.
Alan Silveira, ex-prefeito de Apodi e titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico do RN (Sedec), concedeu entrevista exclusiva ao blog Apodi 360 e fez um balanço de sua gestão. Ele detalhou como o Estado driblou o tarifaço imposto pelo governo americano e fechou o ano com números recordes.
Ao assumir a pasta no meio do ano, Alan encontrou um cenário global difícil e hostil. O governo Trump havia anunciado tarifas superiores a 40% sobre produtos brasileiros, atingindo em cheio a pauta de exportação potiguar, especialmente itens vitais como pescado, sal marinho, caramelo, dentre outros produtos.
"Foi um desafio gigante. Pegamos a questão do tarifaço do governo Trump colocando tarifa de mais de 40% nos produtos brasileiros. E a gente tem alguns produtos que foram afetados. Então, foi um desafio enorme, mas a gente conseguiu, através do diálogo, articulação e parcerias", explicou Alan.
![]() |
| (Foto: Arquivo - Sedec/RN) |
Para blindar a economia local, a estratégia da Sedec foi a união. Alan destacou a convocação de todas as grandes federações, como FIERN, FAERN, Fecomércio e sindicatos para montar uma frente de defesa na mesa de negociação com o Governo Federal.
Mas a resposta não ficou apenas na diplomacia. O secretário listou medidas práticas que injetaram fôlego nas empresas locais.
O crédito de exportação foi ampliado de R$ 1 milhão para R$ 2 milhões e o Proedi foi expandido, através de um decreto do Governo do Estado, facilitando o acesso ao Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial.
Os resultados dessa política foram imediatos.
"Saímos de 302 empresas, fechando em 2025 com 364 empresas beneficiadas com o Proedi, ou seja, um aumento de mais de 20%", comemorou o secretário, lembrando que o programa oferece descontos de até 95% no ICMS para gerar emprego e renda.
Abertura de mercados e recorde histórico
![]() |
| (Foto: Arquivo - Sedec/RN) |
Diante do bloqueio parcial no mercado americano, a gestão de Alan Silveira liderou uma busca agressiva por novos parceiros comerciais. A criação do programa RN Mais Exportação foi um divisor de águas.
O resultado dessa busca por novas rotas comerciais foi histórico. Isso por que o Rio Grande do Norte abriu 14 novos mercados em 2025, totalizando mais de 80 países que hoje compram produtos potiguares. Essa diversificação gerou cifras inéditas para o estado.
"O ano de 2025 foi um ano que a gente bateu o recorde. Fechamos de janeiro a dezembro com mais de 1 bilhão de dólares comercializados em exportação. Fechamos o ano com superávit financeiro de cerca de 650 milhões de dólares, ou seja, o maior superávit da história do Rio Grande do Norte", revelou Alan ao Apodi 360.
Outras ações de destaque da Sedec ao longo de 2025
![]() |
| (Foto: Arquivo - Sedec/RN) |
Além de toda a luta para proteger o setor econômico das tarifas americanas, o secretário Alan Silveira também foi fundamental na implantação de outros projetos da Sedec no Estado.
Se destacam, por exemplo, a expansão do programa Costura RN e a criação do Programa de Espaços de Costuras (Proec), apoio financeiro a todas as feiras de negócios do RN, ampliação do programa que incentiva a criação de distritos industriais, lançamentos dos Cadernos Temáticos de Energia, reativação das câmaras setoriais e a criação do Marco do Hidrogênio Verde no Estado.
"Além do RN Mais Exportação, a gente avançou bastante em diversos outros programas, que fizeram o nosso Estado avançar no desenvolvimento econômico e na inovação", destacou o secretário.
A entrevista reafirma o protagonismo de Alan Silveira na gestão estadual, mostrando que a experiência administrativa trazida de Apodi tem sido fundamental para conduzir a economia do Rio Grande do Norte em águas turbulentas, transformando crise em oportunidade e recordes.



