![]() |
| (Foto: Josemário Alves - Apodi 360) |
A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, realizou na manhã de terça-feira (04) a limpeza de um lixão improvisado que estava se formando entre os bairros Baixa do Caic e Garilândia, na zona urbana do município.
A ação aconteceu menos de 24 horas após a denúncia dos moradores ser publicada pelo blog Apodi 360 na tarde de segunda-feira (03).
LEIA MAIS:
Segundo o secretário de Urbanismo, Paulo Roberto, a pasta já tinha conhecimento do problema e agiu rapidamente para conter o avanço do acúmulo de resíduos.
“É um problema que vem se arrastando há muito tempo. A gente conversa com a comunidade, sempre estamos fazendo limpeza no local, temos a coleta de lixo, e pedimos à população que só descarte o lixo no dia correto e na sua calçada para o caminhão colher”, explicou o secretário em entrevista ao Apodi 360.
![]() |
| (Foto: Josemário Alves - Apodi 360) |
Paulo Roberto destacou que a coleta de lixo na região acontece duas vezes por semana, às terças e sextas-feiras, e que não há necessidade dos moradores descartarem resíduos em terrenos baldios.
“A Prefeitura vem fazendo a parte dela, aumentamos a coleta na zona urbana, ampliamos a coleta nos distritos. A recomendação é que a população pegue o seu lixo, deixe na frente da sua residência ou nas ruas adjacentes, onde o caminhão está passando”, completou.
Apesar da limpeza ter sido realizada, moradores das redondezas pedem uma solução definitiva para o problema. Eles sugerem a instalação de um coletor fixo de lixo no trecho, o que, segundo eles, ajudaria a evitar que o local volte a se transformar em depósito de resíduos.
No entanto, conforme informou o secretário, a colocação de um coletor no momento não será possível.
![]() |
| (Foto: Cedida ao blog Apodi 360) |
O acúmulo de lixo na entrada do bairro Garilândia é uma situação antiga e de difícil resolução. De tempos em tempos, a Prefeitura realiza mutirões de limpeza, mas poucos dias depois o problema costuma se repetir.
O principal desafio, segundo o poder público, é a falta de conscientização de parte da população, que insiste em descartar o lixo fora dos dias de coleta.
Enquanto a Prefeitura garante continuar realizando ações de limpeza e fiscalização, os moradores esperam por medidas mais duradouras que impeçam o surgimento constante desse lixão improvisado que há anos causa transtornos na localidade.


