![]() |
(Foto: Arquivo Pessoal) |
A Prefeitura de Apodi oficializou a nomeação de Humberto Carlos Bandeira Costa Filho, irmão do prefeito Sabino Neto, para o cargo de Secretário Executivo do Prefeito, dentro da Secretaria de Gabinete (SEGAP).
A portaria foi publicada na edição desta sexta-feira (12) do Diário Oficial dos Municípios, mas traz efeito retroativo ao dia 1º de setembro de 2025. Isso quer dizer que a nomeação passa a ter validade desde o início do mês.
No texto, a publicação estabelece:
“Nomear o Senhor Humberto Carlos Bandeira Costa Filho, para exercer o cargo em comissão de Secretário Executivo do Prefeito, da Secretaria de Gabinete do Prefeito – SEGAP, da Estrutura Básica da Administração Pública Municipal de Apodi-RN.Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a 01 de setembro de 2025.”
A decisão ocorre poucos dias após a Câmara Municipal flexibilizar a lei do nepotismo, o que abriu caminho para a indicação de parentes de agentes políticos em cargos de confiança.
Relembre:
O blog Apodi 360 entrou em contato com o novo secretário para esclarecer quais serão as suas atribuições no cargo.
Humberto Filho disse que “o secretário executivo do prefeito atua como um braço direito na gestão do gabinete, garantindo que a rotina administrativa e política do chefe do Executivo municipal funcione de forma organizada e eficiente”.
Ele destacou que as funções são variadas, como assessorar diretamente o prefeito, coordenar a agenda oficial, intermediar a comunicação com secretarias, acompanhar e monitorar projetos, dentre outras.
O blog também procurou o chefe de Gabinete da Prefeitura, Juniano Marquezan, que somente visualizou as mensagens, mas não respondeu.
Bastante conhecido em Apodi, Humberto Filho é empresário no ramo de telecomunicações e internet, além de diretor do Apodi Futsal, equipe que representa o município em competições regionais e nacionais.
Ele também foi pré-candidato a prefeito de Apodi, em 2024, pelo PP, partido do deputado estadual Neilton Diógenes, mas seu nome não evoluiu nas pesquisas.
A nomeação promete gerar debates no meio político e entre a população, já que ocorre em um momento de mudanças nas regras locais sobre nepotismo, levantando questionamentos sobre os limites entre gestão pública e vínculos familiares.