O jovem produtor rural Felipe Costa, de 28 anos, tem enfrentado uma situação preocupante e cada vez mais frequente em sua propriedade no assentamento Nova Descoberta, região da Chapada, zona rural de Apodi. Ele relata que cães sem dono têm invadido sua fazenda e atacado seu rebanho de ovelhas, algumas delas de alto valor comercial.
Desde a semana passada, Felipe vem registrando sucessivos episódios de ataque, incluindo um caso mais recente em que um filhote de ovelha ficou ferido nas orelhas e no focinho após ser mordido por um desses cães.
O vídeo com o animal machucado foi enviado ao blog Apodi 360 e publicado em nossa página do Instagram, evidenciando a gravidade da situação. Assista aqui.
Em entrevista à reportagem, o produtor revelou que teme um grande prejuízo, caso os cães ataquem e matem suas ovelhas de alto valor, que são animais de raça pura e registrados.
“Eu tenho hoje quase 100 ovelhas, a maioria são animais comuns, mas tem umas que são de valor alto, são animais registrados que vão pra exposição em eventos e que estão na faixa de R$ 6 mil a R$ 7 mil cada. Se eu perder um desses animais, é um prejuízo muito alto. Estou preocupado com o que pode acontecer”, relatou o criador.
Ele contou que, em uma das ocasiões, enquanto soltava o rebanho para o pasto, percebeu os animais se espantando e notou a presença de uma cadela correndo atrás deles. Conseguiu espantar o animal, mas o risco de novos ataques permanece constante.
O temor de Felipe aumentou após lembrar o caso do seu Hildo, ocorrido há cerca de três meses, que acabou preso após atirar em cães que atacavam seu rebanho.
Relembre:
- Agricultor é preso em Apodi após matar cães que estariam atacando seu rebanho
- Preso por atirar em cães pra defender suas cabras, agricultor já perdeu quase 100 animais desde 2024
Com receio de sofrer a mesma penalização, Felipe optou por acionar a Polícia Militar para receber orientações sobre como agir legalmente diante da situação.
Segundo ele, os policiais recomendaram que o animal fosse apreendido e encaminhado a uma associação de proteção. Felipe seguiu a orientação e conseguiu capturar dois dos cães, mas não conseguiu entregar os animais à associação.
![]() |
(Foto: Cedida ao blog Apodi 360) |
“Agora, eu não sei o que eu vou fazer com eles. Estão amarrados lá em casa, eu vou dar de comer, vou dar água, não vou fazer nada com eles, e vou ver se conseguir entregar em algum canto, a alguma Ong. Só quero que tire lá do meu sítio pra não incomodar mais”, contou.
Apesar da apreensão desses dois cães, outros continuam circulando na área e representando ameaça ao seu rebanho.
Os cães que atacam os rebanhos não possuem donos. Felipe contou ao blog que alguns deles foram trazidos e abandonados por caminhoneiros que trafegam diariamente pelas estradas próximas a sua comunidade.
O caso levanta um alerta sobre a crescente presença de cães abandonados na zona rural e os prejuízos que eles podem causar à produção agropecuária.
Outro dilema enfrentado por produtores é sobre como defender seus animais diante de ataques sem infringir a lei.
Os ataques têm sido registrados em várias regiões do município, mas a maioria são na Chapada e no Vale.
Leia também:
O blog Apodi 360 continuará acompanhando o caso.