![]() |
(Foto: Cedida - PT Apodi) |
O agricultor e sindicalista Agnaldo Fernandes foi reeleito presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Apodi para um novo mandato de quatro anos. A eleição ocorreu nesse último domingo (6), seguindo o calendário nacional do partido, que promoveu o Processo de Eleições Diretas (PED) em todo o país.
Em Apodi, 141 filiados dos cerca de 230 aptos participaram da votação. Agnaldo obteve 140 votos, com apenas um voto em branco. O número de votantes representa um aumento significativo em relação aos pleitos anteriores, segundo avaliação do próprio presidente.
“Este ano o comparecimento foi bem maior do que nos anos anteriores. É uma média superior aos outros PEDs, que nas últimas eleições, por exemplo, não chegou a 100 participantes. Isso demonstra que os filiados estão mais engajados e atentos ao momento político que vivemos”, disse Agnaldo ao blog Apodi 360.
Com a reeleição, Agnaldo garante mais um ciclo à frente da sigla no município. Ao seu lado, como vice-presidente, estará Luzia Pinto. Ambos devem conduzir o partido com o foco em expandir sua presença política em Apodi.
“Nos últimos pleitos, o PT tem sido muito importante, ocupando vaga na Câmara e disputando a majoritária, seja encabeçando chapa ou compondo apoios. Por isso, nesse próximo mandato iremos qualificar o quadro de filiados, promover debates e sempre preparar para o campo de disputa eleitoral. Nosso foco será na reorganização partidária, com o objetivo de crescer mais ainda o partido”, afirmou o presidente reeleito.
Atualmente, o PT de Apodi possui apenas uma representação na Câmara Municipal. Com a nova gestão, a expectativa é que o partido intensifique o diálogo com movimentos sociais, juventude, agricultores e lideranças comunitárias, visando ampliar sua influência nos debates locais e nas futuras disputas eleitorais, como em 2028 nas eleições municipais.
A eleição também reforça a continuidade de uma liderança já consolidada. Agnaldo Fernandes comanda o diretório local do PT há vários anos e é reconhecido por sua atuação sindical junto aos trabalhadores rurais e sua defesa de pautas progressistas no município.