![]() |
(Foto: Cedida ao Apodi 360) |
O pequeno João Miguel, de 5 anos, foi transferido nesta quarta-feira (9) do Hospital Walfredo Gurgel para o Hospital Infantil Varela Santiago, em Natal. A nova unidade de saúde dará continuidade ao acompanhamento médico da criança, especialmente com foco nas fraturas no maxilar, que ainda podem demandar cirurgias corretivas.
Desde o dia 1º de julho, João Miguel estava internado no Walfredo Gurgel, para onde foi levado após ser transferido do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, em decorrência de um grave acidente de trânsito. Durante sua permanência no Walfredo Gurgel, ele passou por uma série de avaliações com especialistas.
De acordo com a avó do menino, Maria Sonabia, a equipe médica realizou exames com um neurocirurgião e um cirurgião plástico para verificar se seria necessária uma nova intervenção na região da cabeça, local que já havia passado por cirurgia anteriormente.
Além disso, João Miguel foi acompanhado por fisioterapeutas, que iniciaram um processo de reabilitação física.
Agora no Varela Santiago, unidade referência em saúde infantil no Rio Grande do Norte, o menino será avaliado por uma equipe especializada para determinar a necessidade de correções cirúrgicas nas fraturas do rosto, especialmente no maxilar, que sofreu impacto direto no acidente.
O acidente, que vitimou João Miguel, aconteceu na noite do dia 22 de junho, no bairro Pequé, zona urbana de Apodi. João Miguel, de 5 anos, estava em uma motocicleta com a mãe, Jesiane dos Santos Silva, de 21 anos, e o companheiro dela, quando o trio colidiu com um cachorro que atravessava a rua.
Com o impacto, todos foram arremessados ao chão. João Miguel bateu com força a cabeça, sofrendo um trauma craniano grave. A mãe teve a perna quebrada e o pulso fraturado. Já o homem que pilotava a moto teve apenas ferimentos leves.
As vítimas foram socorridas por populares até o Hospital Regional de Apodi e, posteriormente, transferidas para Mossoró. Na madrugada do dia seguinte, João Miguel passou por uma neurocirurgia de urgência no Hospital Tarcísio Maia e foi internado na UTI pediátrica do Wilson Rosado, onde seguia com o tratamento, até ser levado para Natal.
O caso tem sensibilizado a população apodiense, que acompanha com esperança a evolução do quadro clínico do garoto.