![]() |
(Foto: Arquivo - Agência Brasil) |
O Dia D de vacinação contra a gripe, realizado no sábado (10) em Apodi, registrou uma baixa adesão da população. Segundo dados da Coordenação de Imunização do município, apenas 371 doses foram aplicadas durante o horário da campanha, que ocorreu das 7h às 13h nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Para a coordenadora Crislaine Matoso, a baixa procura se deve principalmente ao fato de a campanha ainda estar restrita aos grupos prioritários, como idosos, gestantes, crianças e profissionais da saúde.
“Tivemos uma baixa procura, mas é sempre assim. Quando inicia a campanha, a procura é grande, depois dar uma acalmada. E também tem a questão de que ainda não liberou para a população geral, ainda estamos nos grupos prioritários”, explicou ela ao blog Apodi 360.
A campanha de vacinação contra a influenza começou em 7 de abril e, desde então, pouco mais de 4,9 mil doses foram aplicadas no município. Isso representa uma cobertura vacinal de apenas 33,61% do público-alvo, longe da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.
A vacinação é importância para evitar surtos da gripe e está disponível gratuitamente nas UBS para os grupos prioritários. Ainda não há data de ampliação para toda a população.
A baixa adesão preocupa, especialmente diante da aproximação do período mais crítico de infecções respiratórias no inverno.