(Ilustração - Foto: Agencia Brasil)
Pelo menos 264 eleitores de Apodi poderão ter seus títulos cancelados, se não regularizarem suas pendências junto à Justiça Eleitoral. O prazo é até o dia 19 de maio.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), esses eleitores deixaram de votar e não justificaram a sua ausência às urnas nas últimas três eleições (sendo contado cada turno de votação).
Caso esses eleitores não regularizem a sua situação eleitoral até o prazo final, terão a sua inscrição junto à Justiça Eleitoral cancelada, ou seja, ficarão sem o título eleitoral e como consequência ficarão impedidas de vários direitos civis como a emissão de passaporte, receber alguns benefícios sociais do governo federal, se matricular em universidades públicas, tomar posse em cargos públicos, além de não poderem votar nas próximas eleições.
Para consultar se você precisa se regularizar, acesse o Autoatendimento Eleitoral, no site do TRE-RN, ou o aplicativo e-Título.
Você também pode comparecer a qualquer cartório eleitoral do Estado, apresentando obrigatoriamente um documento oficial com foto, título eleitoral ou e-Título, se tiver, comprovantes de votação ou de justificativas eleitorais e, comprovante de pagamento de multa ou de dispensa de recolhimento.
Além de Apodi, outras cidades da região também possuem eleitores irregulares. São elas: Caraúbas, Patu, Umarizal, Pau dos Ferros, dentre outras.
Com informações do TRE-RN