O município de Apodi foi um dos alvos da mega operação Pharos, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, contra crimes de exploração sexual infantil na internet. A ação aconteceu no final de fevereiro, nas vésperas do carnaval, em 20 estados do Brasil e no Distrito Federal.
A operação nacional teve como objetivo desarticular um grupo criminoso especializado na aquisição e no compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil na internet. Pelo menos, oito pessoas foram presas.
No Rio Grande do Norte, a única cidade com mandados de busca e apreensão foi em Apodi, no interior do Estado. Ao todo, dois mandados foram cumpridos na cidade, sendo um desses considerado flagrante, segundo dados obtidos pelo blog Apodi 360.
As investigações identificaram indivíduos envolvidos na comercialização e na distribuição de conteúdo ilegal por meio de plataformas de mensagens. O objetivo foi desarticular redes criminosas, coletar provas digitais para fortalecer o processo investigativo e garantir a punição dos responsáveis.
Ao todo, foram cumpridos 54 mandados de busca e apreensão domiciliar em 49 municípios de 20 Estados e do Distrito Federal.