Uma atividade de ressocialização idealizada pelos agentes penitenciários do Centro de Detenção Provisória (CDP) da cidade de Apodi tem beneficiado vários apenados da penitenciária. O Portal SOS Notícias do RN conversou com um deles na manhã deste sábado (17) onde obteve mais informações.
Ruan Carlos de 36 anos está detido a 1 ano e 3 meses no regime fechado e participa do projeto de ressocialização desde o seu início. No mesmo, os detentos criam e e cuidam de hortas orgânicas no quintal da própria CDP. Toda a produção das hortaliças é comercializadas aos populares da vizinhança e aos familiares dos apenados.
O Projeto funciona da seguinte maneira, a cada 3 dias trabalhados na horta, o apenado reduz um dia na sua pena total. devido a esse benefício, Ruan está previsto para ingressar ao regime semi-aberto em janeiro de 2014, reduzindo assim, 3 meses de sua pena.
Para o agente penitenciário Márcio Morais, o projeto é um bom começo para o reingresso do detento na sociedade. Segundo ele, Ruan é bem comportado, e além de cuidar da horta, ainda cuida da limpeza da penitenciária.
Josemário Alves - Redação SOS Notícias do RN