Durante o lançamento da 1ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, promovida pelo Governo do Estado em parceria com a Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores – Anorc, que ocorreu na manhã de ontem (03) foi anunciado que o estado do Rio Grande do Norte está livre da aftosa.
A boa nova traz diversos avanços para o estado, entre elas está a facilidade de comercialização de produtos e animais tanto dentro do País como no exterior.
O decreto oficial do Ministro da Agricultura ainda não dado, mas sabe-se que nos próximos dias, o senhor Ministro Antônio de Andrade, irá oficializar a notícia.
O novo status do RN também abre as portas das grandes feiras e exposições que acontecem em todo o país, fazendo com que os produtores não sejam obrigados a submeterem seus animais a quarentenas de elevado custo, o que muitas vezes inviabiliza a participação da maioria deles.
A conquista desse título é resultado de 16 anos de luta dos pequenos, médios e grandes proprietários do estado.
Josemário Alves - Da Redação/Mossoró
