![]() |
| (Foto: Josemário Alves - Apodi 360) |
Durante a sessão desta quinta-feira (25) na Câmara Municipal, o vereador Galinho (MDB) apresentou indicação cobrando da Prefeitura de Apodi e da Secretaria Municipal de Saúde a ampliação da realização de exames no município, em especial os exames especializados.
Segundo o parlamentar, existe uma grande demanda reprimida na cidade, com pacientes aguardando longos períodos para conseguir exames como ressonância magnética e outros procedimentos fundamentais.
Essa demora, conforme justificou Galinho, acaba comprometendo o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento adequado dos cidadãos.
“Queria pedir ao prefeito que veja com bons olhos a questão dos exames, por que é inadmissível que uma pessoa espere por três meses por uma ultrassonografia. É o preciso que haja maior agilidade no acesso a esses exames, pois diagnósticos eficientes garantem aos cidadãos a oportunidade de tratar com mais rapidez e precisão”, destacou Galinho na plenária da Câmara.
O vereador ressaltou ainda que cabe aos municípios, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), organizar e executar os serviços de saúde em nível local, o que inclui a oferta e a gestão de exames. Por isso, defende que a Prefeitura adote medidas imediatas para ampliar a rede de atendimentos e reduzir a fila de espera.
A indicação foi encaminhada ao prefeito Sabino Neto (MDB), para que a Secretaria de Saúde analise e adote providências no sentido de reforçar a estrutura de exames disponíveis para a população apodiense.
