![]() |
(Foto: Arquivo - FALS) |
Nos próximos dias 24, 25 e 26 de julho, a cidade de Apodi ganhará visibilidade nacional com a participação de representantes da cooperativa ProTurismo na ExpoEduc 2025, uma das maiores exposições voltadas à educação do país.
O evento será realizado no Centro de Convenções de Natal e reunirá educadores, gestores escolares e agentes de turismo pedagógico de todo o Brasil.
A participação de Apodi tem um objetivo bem definido: divulgar os principais atrativos turísticos da cidade com potencial educativo, promovendo o chamado turismo pedagógico.
Com um estande próprio no evento, os membros da ProTurismo pretendem apresentar a professores e escolas a riqueza cultural, histórica e ambiental de Apodi, convidando-os a incluir o município em roteiros de visitas escolares.
![]() |
(Foto: Arquivo - Museu do Índio) |
Entre os atrativos em destaque estão o tradicional Museu do Índio Luiza Cantofa, que preserva a memória e os costumes dos povos indígenas da região, e o Lajedo de Soledade, um sítio arqueológico de grande importância científica e histórica. Ambos são locais que, além de encantarem os visitantes, oferecem um vasto conteúdo educativo que pode ser explorado por estudantes de diversas faixas etárias.
Segundo o apodiense e diretor técnico da ProTurismo, Zacarias Targino, a proposta é unir educação e desenvolvimento regional.
“Queremos mostrar que Apodi é muito mais que um destino turístico comum. Hoje, 95% do público visitante do Lajedo de Soledade vem do turismo educacional, de Apodi e região. São escolas, faculdades, centros de pesquisas que vêm visitar e conhecer a nossa história. E esse evento vai abrir portas para que a gente atraia mais escolas para visitar o sítio arqueológico”, destacou Zacarias ao blog Apodi 360.
![]() |
(Foto: Arquivo - FALS) |
A expectativa é que, a partir dessa ação, mais escolas agendem excursões pedagógicas para Apodi, fortalecendo o turismo local e movimentando a economia do município. Além dos pontos turísticos, Zacarias revelou que também será trabalhado o roteiro de hotéis e restaurantes.
“A gente também vai trabalhar a questão dos restaurantes e hoteis, que serão divulgados na ExpoEduc, para quando os turistas vierem pra cá, não precisarem voltar pra Mossoró. Vamos provocar essa hospedagens aqui em Apodi, através de um roteiro que engloba o Lajedo de Soledade, Museu do Índio, Calçadão da Lagoa, Igreja Matriz, dentre outros locais”, concluiu o diretor da ProTurismo.
A iniciativa conta com o apoio de instituições públicas e privadas que acreditam no potencial do turismo como ferramenta de educação e geração de renda.